Suas metas para 2019 já estão definidas?

Por que é tão complexo definir e principalmente monitorar metas? Mantenha sua equipe engajada e alcance seus objetivos no próximo ano.

Não preciso de metas, minha empresa vem crescendo como eu esperava e não vejo necessidade de metas. Como está, está bom!’

Ouço muito isso no meu cotidiano como consultor, mas será que isto é mesmo verdade?

Se você pensa assim, este artigo não é para você! Ou talvez seja uma oportunidade de conhecer um novo ponto de vista.

Metas definem o caminho a ser seguido e a célebre frase de Lewis Carrol no filme “Alice no País das Maravilhas” retrata bem isso:

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”

Metas nos mostram o caminho a ser percorrido e principalmente, nos indicam se estamos ou não na direção certa daquilo que almejamos . Com o acompanhamento correto, ainda  temos a oportunidade de reavaliar estratégias para alcançar o objetivo proposto a tempo de cumprir os prazos definidos.

Minha equipe não se engaja no cumprimento das metas!

Se a sua equipe não está engajada, a pergunta que devemos nos fazer é:

‘E eu, estou engajado em atingir a meta? Eu, gestor, estou desenvolvendo e atuando juntamente com a equipe para que todos se engajem na busca por resultados?’

É fato que quando não há engajamento da equipe, o gestor deve avaliar sua atuação.

Somente com e através de pessoas, conseguimos alcançar e superar os resultados propostos, portanto é essencial o foco nas pessoas.

Mas como faço para construir os objetivos do meu negócio?

Atualmente no mercado, temos a disposição uma série de ferramentas que podem apoiar este processo, mas afirmo que o mais importante não é a ferramenta e sim o quanto estamos dispostos a traçar estratégias, delegar, acompanhar e principalmente desenvolver, tanto o gestor como a equipe, para que todos tenham um afinamento e estejam engajados e unidos em prol do mesmo objetivo.

Ter uma meta desperta motivação para ir além. Crie metas que sejam atingíveis e concretas. Metas mirabolantes e longe da realidade atual do seu negócio, podem desestimular você e toda sua equipe comercial.

Comece pequeno, vá testando o atingimento, tenha um acompanhamento in loco, mude estratégias, desenvolva sua equipe e principalmente se desenvolva.

O ditado popular que diz que: “o que engorda o gado é o olho do dono” é muito real. Você quer fazer a diferença no dia a dia dos seus negócios? comece fazendo esta diferença por você!

Ficou com alguma dúvida, gostaria de indicar novos assuntos? Deixe seu comentário!

Um abraço e bons negócios!

Artigos Relacionados